>

Proposta Pedagógica

A prática educativa, no Colégio São João Evangelista, é norteada pela perspectiva teórico metodológica sociointeracionista, que prioriza a interação com os colegas, com os educadores e com o meio, enriquecendo suas vivências sócio-afetivas aliadas aos princípios cristãos.

Por isso, busca proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas habilidades, como instrumento de auto-realização, formação intelectual para a condução do exercício consciente da cidadania, inspirando-se nos princípios de liberdade, nos ideais de solidariedade humana e da educação cristã. O Colégio São João Evangelista tem a finalidade de ministrar a Educação Básica.

Na Educação Infantil a criança constrói o seu conhecimento a partir de ações pedagógicas prazerosas, lúdicas e desafiadoras, que incentivam o gosto pelas descobertas e investigações e valorizam as suas experiências no despertar de suas capacidades ampliando suas hipóteses a cerca do mundo a que está inserida. A avaliação da criança é apresentada por meio de Parecer Descritivo no qual se observa sua evolução, nos aspectos cognitivos (desenvolvimento da linguagem, conhecimento em natureza e sociedade, desenvolvimento lógico-matemático, conhecimento em arte e movimento) e relações sócio-afetivas.

No Ensino Fundamental I busca a formação da criança alicerçada em princípios educativos, éticos e cristãos, a potencialização de suas habilidades e a capacitação para a aprendizagem da leitura e da escrita, dos cálculos, das artes e das ciências e tecnologias, favorecendo futuras aprendizagens e sua inserção harmoniosa no entorno social. Os estudantes são avaliados através de avaliações parciais, multidisciplinares e formativas, além de Atividade Diversificada disponibilizando os resultados quantitativos em Boletins, impresso e virtual.

O Ensino Fundamental II  tem como objetivo geral dar atenção às competências e habilidades pertinentes às áreas de conhecimento básico de cada ano, além de auxiliar a cada educando como pessoa em contínuo crescimento e desenvolvimento em termos de pensar, sentir e agir ressaltando os valores para que o aluno desempenhe um papel valioso na sociedade.

O Ensino Médio, conhecido como a última etapa da educação básica, deve garantir a formação de um sujeito preparado para a vida. Essa formação exige a aquisição de conhecimentos básicos, preparação científica e capacidade de utilizar diferentes tecnologias;  desenvolver a capacidade de pesquisar e buscar informações; a capacidade de aprender, criar e formular, ao invés do simples exercícios de memorização, com uma postura atenta às demandas atuais e futuras da sociedade.

  • Receba as Novidades

    fique sabendo de tudo que acontece no Colégio São João Evangelista em primeira mão. cadastre-se agora!
  • (73) 3294-1009 (73) 98861-0995
    R. Paulo VI, 15 – Centro - Itamaraju (BA), 45836-000
    Copyright © 2020 Todos os direitos reservados