Como conciliar os estudos com vida social?

O ano de preparação para o vestibular é um período de dedicação ao extremo para alcançar a tão sonhada vaga na universidade. Por mais que também seja um ano de abdicações e maior foco, também é importante ressaltar que o lazer não é algo que deve ser deixado de lado. Mas então, como conciliar os estudos com vida social?

conceito-de-estilo-de-vida-de-amigos-adolescentes_23-2148094034

A chave de tudo está na organização. O seu plano de estudos é fundamental para mapear seus horários acadêmicos, mas também deve sinalizar seu período de lazer. Montar um cronograma apenas com sua carga de matérias não englobará seu dia a dia como um todo: devem estar indicados no cronograma períodos de almoço, janta, estudos e lazer para melhor organizar a sua rotina.

Após desenhar o esqueleto do seu plano, dedique pelo menos um dia na semana em que a maior parte dele você não tenha obrigações acadêmicas, por exemplo: separe em um domingo o estudo apenas pela parte da manhã, deixando a sua tarde e noite livres para fazer o que quiser. Se o seu cotidiano de estudos é muito corrido durante a semana, se permita um descanso maior também aos sábados.

Além disso, não é apenas nos finais de semana que você deve reservar um tempinho para si próprio. Na própria correria do plano de estudos também é importante deixar algumas horinhas para lazer. A parte da noite pode ser perfeita para assistir um pouco de uma série, um filme ou até mesmo passar um tempo com a sua família.

Os momentos mais simples do dia a dia também podem ser aproveitados para usufruir de um pouco de lazer. Ter que pegar um ônibus escutando aquela playlist de música que gosta, sair para almoçar com um amigo ou até mesmo almoçar assistindo uma série também são atividades que relaxam seu sistema cognitivo e servem como um refúgio para a correria do pré-vestibular.

Não há necessidade de terminar namoros, acabar com as festinhas, abandonar aquela série, deixar de acompanhar o time do coração. Tudo resume-se à organização. Não adianta achar que quanto mais estudo, melhor, pois não é verdade! O seu cérebro necessita de um período de descanso para poder se recompor. Você deve aproveitar esse seu tempo sem qualquer peso na consciência.

Fonte: blog.enem.com.br/

Outros conteúdos

CSJE promove homenagem de aniversário para irmã Marcela

Em comemoração do aniversário de 80 anos da Irmã Marcela, uma celebração eucarística foi realizada na manhã desta segunda-feira (30) de maio, nas dependências...

CSJE realiza Simulado do ENEM com Sistema Farias Brito / Evolucional

Durante o domingo (15), os alunos do Colégio São João Evangelista (CSJE), do Ensino Médio (1º ao 3º ano) participaram do Simulado ENEM Sistema...

CSJE realiza evento em homenagem às mães

O Colégio São João Evangelista (CSJE), realizou uma apresentação especial para comemorar o Dia das Mães 2022. Na quadra da instituição foi montada um espaço...

Comemoração ao Dia do Coordenador Pedagógico

Neste dia 22 de agosto comemoramos o Dia do Coordenador Pedagógico. É salutar agradecer aos coordenadores Maricea Deocleciano, Ezaquias Gonçalves e Graziela...