Dicas práticas para tornar a lancheira do seu pequeno mais saudável

Opções de lanches saudáveis para escola é fundamental para incentivar os pequenos a comer bem.

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A importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis desde cedo, é um tema recorrente quando tratamos da saúde e do desenvolvimento dos nossos pequenos e pequenas. Inclusive, já falamos diversas vezes sobre este assunto aqui no Blog da Leiturinha, desde a introdução alimentar até como lidar com crianças que comem mal. O fato é que é preciso muito empenho, dedicação e criatividade para incentivar as crianças a incluir alimentos nutritivos e saudáveis em suas rotinas. O primeiro passo para isso, é nós mesmos, adultos, mantermos uma alimentação balanceada e bem colorida, afinal, o exemplo é sempre um ótimo incentivo para os pequenos. Outro ponto importante é estar atento(a) a cada uma das refeições do seu filho, isso inclui o que ele come enquanto não está em casa também. Principalmente, na escola, uma vez que é lá que ele passa a maior parte do dia. Pensando nisso, preparamos algumas dicas importantes para preparar a lancheira dos pequenos, com opções de lanches saudáveis para escola.

O que é importante considerar no momento de preparar a lancheira dos pequenos?

Nós sabemos que a principal vilã da lancheira das crianças é a falta de tempo. Na correria do dia a dia, muitos pais e mães têm que se virar em mil para dar conta de tudo a tempo e, por isso, acabam optando por lanches mais rápidos e práticos, como industrializados, empacotados, ultraprocessados… Enfim, soluções simples para rotinas corridas. No entanto, essas opções contêm altas taxas de açúcar, gordura e conservantes e tem pouquíssimo valor nutricional. Para ajudá-lo(a) a pensar em opções mais saudáveis e não menos práticas, nós preparamos algumas dicas. Confira:

– Primeiro, sempre considere o período em que seu pequeno estuda (manhã ou tarde) e a refeição que ele fez antes de ir para a escola (café da manhã ou almoço);

– Procure balancear a lancheira do seu filho com alimentos de cada grupo alimentar: uma fonte de proteína ou lácteo, uma fruta ou legume natural, um carboidrato e uma bebida para hidratar;

– A escolha da lancheira também é fundamental para a conservação dos alimentos. Se optar por uma lancheira térmica, lembre-se de higieniza-la diariamente e deixá-la na geladeira na noite anterior para que ela conserve a temperatura por mais tempo.

– Envolva o pequeno no momento de preparar o lanche da escola. Peça a sua opinião e o inclua em partes do processo. Essa é uma ótima maneira de incentivar sua autonomia e despertar o interesse por uma alimentação mais saudável e balanceada;

– Prefira sempre: alimentos à base de farinhas integrais, multigrãos, de arroz ou de milho ao invés de farinha branca; Sucos naturais ou água aos refrigerantes e sucos de caixinha, e frutas naturais às secas e desidratadas.

– Uma opção para os sucos naturais, é congelar a polpa da fruta e bater com água quando for usar. Isso torna o processo mais prático!

– Opte por alimentos que seu pequeno goste e está habituado a comer em casa, tentando variar no cardápio para fugir da monotonia alimentar.

– Considere cada etapa do desenvolvimento da criança, pois cada fase tem necessidades nutricionais e calóricas diferentes. Na dúvida, procure a ajuda de um nutricionista.

– Use e abuse da criatividade para tornar os lanchinhos divertidos e atrativos. (Ah, quanto mais colorido, melhor!)

Por uma lancheira mais colorida: 6 opções de lanches saudáveis para escola

1. Duas fatias de pão integral com creme de ricota + um copo de suco de polpa congelada de morango.

2. Um muffin de maçã + uma fatia de queijo branco + um copo de suco natural de mamão.

3. Uma porção de morangos inteiros + quatro cookies integrais + um copo de suco natural de melancia.

4. Um pão de queijo + um porção de melancia picada + água de coco.

5. Uma porção de manga picada + uma fatia de pão de abóbora com geleia + um copo de suco de uva integral.

6. Dois rolinhos divertidos + um iogurte + um copo de suco natural de melão.

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