Opções de atividades divertidas para fazer nas férias

Dentro ou fora de casa, existem várias formas de se divertir junto com os seus filhos e garantir férias inesquecíveis para toda a família.

Sempre que o período de férias se aproxima, pais e mães precisam de desdobrar na difícil missão de encontrar maneiras de manter a criançada entretida, de preferência ficando o maior tempo possível longe da TV, do vídeo game e do computador.

Uma bela viagem em família é sempre inesquecível, mas fatores como dinheiro e compromissos de trabalho dos pais nem sempre permitem que a família possa aproveitar viajando, sobretudo se ela for grande.

Mesmo assim, as férias representam mais do que um momento longe dos estudos, elas são uma excelente oportunidade de se aproximar, sair da rotina e fortalecer a relação entre pais, filhos e irmãos através de experiências que podem ser lembradas por toda a vida.

Para que você aproveite esse período da melhor maneira se divertindo junto com os seus filhos, selecionamos algumas opções de atividades que vocês podem fazer juntos para garantir férias inesquecíveis e muito proveitosas mesmo sem viajar para longe de casa.

images (2)

1 – Aula de Culinária

Com a supervisão de um adulto responsável, preparar um bolo de chocolate ou qualquer outra receita, pode ser garantia de muita diversão tanto para meninas quanto para meninos. De quebra, você pode aproveitar para ensinar questões como a higiene necessária para preparar qualquer coisa na cozinha, os perigos do fogo e das facas e a necessidade de ter sempre um adulto acompanhando. Depois disso, é só preparar os aventais, os confeitos e colocar a mão na massa sem se preocupar com a bagunça que com certeza elas vão fazer.

2 – Teatro, música e dança

Uma maneira infalível de divertir as crianças é propor que elas mesmas realizem um teatrinho em casa. Deixe que elas mesmas façam a produção do cenário, que criem o figurino, que passem maquiagem umas nas outras e interpretem cantando e dançando. Você pode entrar no clima e participar ou apenas fazer parte da plateia, fotografando e filmando tudo para os pequenos artistas assistirem tudo depois.

3 – Sessão Pipoca

Essa é uma atividade que custa muito pouco e pode ser muito divertida, principalmente nos dias de chuva ou frio. Deixe que os seus filhos escolham seus personagens e super-heróis preferidos, prepare a sala de TV deixando-a escurinha como no cinema, espalhe almofadas, travesseiros e cobertores deixando tudo bem confortável. Faça bastante pipoca, suco ou chocolate quente e assista com eles. Se for o caso, deixe eles convidarem alguns amigos. Sugira que eles desenhem os ingressos para a entrada de cada sessão e não se preocupe, pois com certeza a diversão fica por conta da criatividade que eles têm de sobra.

4 – Festa do Pijama

Quando uma criança se junta com outra, é diversão na certa, mas se os pais contribuem e participam, tudo pode ficar ainda mais legal. Organizar uma festa do pijama e convidar um ou mais amiguinhos ou priminhos para participar, certamente pode ser uma festa e tanto. Para incrementar, você pode providenciar almofadas divertidas e separar os travesseiros para a famosa guerrinha que cedo ou tarde acaba acontecendo. Depois disso, os pequenos adormecem e podem ser acordados no dia seguinte com um delicioso café da manhã.

5 – Contação de Histórias

Era uma vez… Assim pode começar uma tarde de aventuras que pode se prolongar até à noite. Se você não tem o hábito de ler para os seus filhos, certamente eles vão adorar sair da rotina com essa atividade que desperta o imaginário da criança, estimula sua criatividade e aguça o gosto pela leitura que será fundamental na vida adulta. Para começar, vocês podem fazer uma visita à sessão infantil de uma livraria e escolherem alguns livros. Na hora de contar a história, você pode caprichar nas interpretações e deixar tudo ainda mais interessante.

6 – Campeonatos de Jogos

Crianças são estimuladas desde pequenas a serem competitivas. Seja na escola ou entre os irmãos, a competição se faz presente e elas adoram, mas em qualquer tipo de competição, o mais importante é fazê-las entenderem que saber competir é muito mais importante do que ganhar. Pensando nisso, propor um mini-campeonato de jogos de tabuleiro, dominó, baralho, mímica ou até de vídeo-game, pode ser um meio divertido de integração. E eles mesmos podem confeccionar as medalhas, enquanto você prepara um brinde especial para os todos os participantes e campeões.

Fontes: https://www.dicasdemulher.com.br/