Dez dicas para aproveitar as férias sem prejudicar os estudos

fc3a9rias

Para os vestibulandos, melhor não se desligar totalmente dos estudos nem deixar de descansar e se divertir.

Na rotina de um vestibulando, aulas, aulas e mais aulas. De repente chegam as tão sonhadas férias… momento pra esquecer o mundo e curtir!!! Hum… será mesmo? Ah, então a chance para tirar todo o atraso, rever aquelas fórmulas de física e estudar sem parar!! Será? Talvez um meio termo seja o ideal.

“Não dá pra se desligar totalmente durante o mês. É preciso equilibrar momentos de descanso com estudo”, diz o professor Alberto Francisco do Nascimento, do Anglo.

Segundo o professor, repor as energias é fundamental nas férias. Mas aproveitar o tempo para viajar e se divertir não significa que o estudo vai ser deixado totalmente de lado.

“O conteúdo não acaba em sala de aula. Tudo o que acontece no mundo tem relação com o que se estudou. E isso vai de encontro à interdisciplinaridade, ponto importante nos atuais vestibulares. Você vai ao zoológico ou no Horto Florestal e pode rever conceitos de biologia. Pode visitar museus, lugares históricos”, diz Alberto.

Para ele, manter uma rotina nas férias é o ideal, planejando os estudos e os descansos. Estudar mais do que se está acostumado? Nem pensar!

“É para diminuir a carga de estudo em relação ao período normal de aulas. Aproveite as férias para descansar e diminuir o ritmo, para depois voltar com tudo, disposto. O segundo semestre é a reta final, os meses até o vestibular passam muito rápido”, completa.

Confira as dicas para aproveitar os últimos dias de férias
1. Crie uma rotina, assim como na época de estudos: tenha hora para acordar, estudar, descansar, se alimentar
2. Não fique o dia inteiro estudando nem se desligue totalmente do vestibular: equilíbrio é a palavra-chave
3. Não adianta aumentar a carga de estudo nas férias e voltar mais cansado para o segundo semestre. Preocupe-se em repor as energias para os próximos meses
4. Focar a matéria na qual se tem mais dificuldade é uma boa pedida nas férias, mas não fique apenas nela: é preciso rever o conteúdo das demais disciplinas

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br