Conclusão da Redação: aprenda a finalizar bem o seu texto.

Se a sua pergunta é “A redação tem que ter um parágrafo de conclusão?”, a resposta é “Sim, sem dúvida alguma.”

 

250120181516889834capa-curso-redacao-768x432

Redação Enem – Uma boa redação tem entre quatro e cinco parágrafos: um de introdução, dois ou três de desenvolvimento e um de conclusão. É exatamente sobre o último que vamos conversar.

Depois de ter ficado um tempão preparando a introdução, mais um tempo enorme no desenvolvimento, você já não aguenta mais aquela redação e ainda tem que fazer a conclusão; então, resolve escrever qualquer coisa para se livrar.

Esse é um dos grandes erros nas redações dos vestibulares e do ENEM.

O parágrafo da conclusão é tão importante quanto qualquer outro. Deve ser elaborado com muito cuidado e atenção. Se você não fechar “com chave de ouro” o seu texto, com certeza sua nota não será boa.

Veja os erros mais comuns na conclusão das redações:

  • a) algumas redações não apresentam parágrafo de conclusão. Elas são finalizadas quando se conclui o último parágrafo de desenvolvimento e o texto fica inacabado, falta fechamento para a abordagem do tema;
  • b) em outras, ao começar a conclusão, são apresentadas ideias novas. Dessa forma, em vez da conclusão é criado outro parágrafo de desenvolvimento; mais uma vez fica sem fechamento.
  • c) e ainda há aquelas que apresentam dois parágrafos conclusão.

Dicas  para a Conclusão da Redação:

  1. Uma das formas de elaborar o parágrafo de conclusão é fazer uma síntese dos argumentos do texto, de modo a confirmar a sua tese. Parafrasear sua tese também é uma boa alternativa.
  2. Mas, cuidado! Você não vai desenvolver argumentos nem apresentá-los novamente. Você tem que mostrar para o leitor que já finalizou a defesa da sua tese. Você ainda pode começar com uma conjunção que transmite a ideia de encerramento do texto como “portanto”, isso ajuda bastante.
  3. A seguir, você pode apresentar soluções para a problemática tratada no seu texto, e também apresentar como e quem pode solucionar ou amenizar o problema em questão. Aproveite bem todas essas dicas para que a última impressão que o corretor tenha do seu texto seja tão boa quanto a primeira.

1 – Introdução 

A introdução equivale ao primeiro parágrafo. Nessa parte você fará a apresentação do problema e de suas principais abordagens. Sua tese principal também deve estar aqui. Os argumentos que vão explicar e defender seu ponto de vista estarão nos parágrafos seguintes. Dessa forma, você irá direcionar o olhar do leitor para seguir sua linha de raciocínio.

2 – Desenvolvimento 

Os dois ou três parágrafos depois da introdução compõem o desenvolvimento. É a partir do segundo parágrafo que você vai defender a tese apresentada na introdução.

Cada parágrafo do desenvolvimento deve apresentar argumentos que sustentem as afirmações anteriores. Dessa forma, será possível analisar de forma profunda e contextualizar sua ideia principal.

3 – Conclusão da Redação

No parágrafo final da dissertação, você deve retomar o que apresentou na introdução, de modo a reforçar o problema discutido até aqui. A diferença é que na conclusão, você apresentará soluções sobre as questões levantadas anteriormente.

As frases-chave de cada parágrafo também serão retomadas. Dessa forma, quando o leitor terminar a leitura, estará certo de que você propõe as melhores soluções possíveis para os problemas apresentados ao longo do texto.

Fonte: blogdoenem.com.br